Contato Profissional
- Ana Carolina Luna da Conceição
- 21 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Pequena Bio:
"Sou formada em Relações Internacionais pela PUC Minas e Mestre em Ciencia Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Trabalhei para o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal na Embaixada deles em Paris e depois na sede do Ministério em Lisboa. Fui selecionada para um estágio (não remunerado) de seis meses na ONU em março deste ano, e agora fui contratada como prestadora de serviços para o mesmo departamento no qual estagiei. "
1- Como é o seu trabalho? Quais são as diferentes funções de um funcionário das Nações Unidas?
"Eu trabalho especificamente para o Conselho de Segurança, na Divisão de Assuntos do Conselho de Segurança (SCAD), dentro do Departamento de Assuntos Políticos e de Peacebuilding (DPPA). Comecei como estagiária neste mesmo local e fui contratada como "Independent Contractor", o que significa que sou uma prestadora de serviços para a ONU. Meu trabalho atualmente consiste em fazer pesquisas e escrever para a publicação anual do departamento sobre todos os assuntos que foram discutidos no Conselho de Segurança no ano anterior (Repertoire of the Practice of the Security Council). Essa publicação é dividida em 10 partes e cada uma delas trata de um assunto específico no Conselho de Segurança. Eu também sou responsável por três assuntos da agenda do Conselho (Palestina, Oriente Médio em geral, e "Mulheres e Paz e Segurança"), dessa forma, para além de escrever sobre eles nessa publicação anual, eu tenho que participar de todas as reunioes do Conselho de Segurança sobre esses assuntos e fazer um resumo mensal do que aconteceu nelas para os colegas do meu time. Esse é um relato muito específico da minha área de atuação, porque a ONU é imensa e existem muitos departamentos distintos, com funções completamente diferentes. é possível trabalhar para o Secretariado da ONU, ou para as agências, que são parte da ONU mas também independentes. "
2- Como é o mercado de trabalho atualmente nas organizações internacionais? Como são as oportunidades?
"Eu diria que para trabalhar em organizações internacionais, graduações em Relações Internacionais, Direito, Economia, Administração e afins são as mais interessantes. Mas claro que em toda grande organização como a ONU, existem oportunidades para quase todas as áreas, inclusive de tecnologia ou saúde, em missões no campo, por exemplo. Sinto que na ONU, em específico, faltam oportunidades para jovens em início de carreira. Mesmo para ser selecionado para um estágio, a pessoa deve já ter tido algum tipo de experiencia e depende muito do departamento para o qual está aplicando. Existe uma prova anual muito interessante dentro do YPP (Young Professionals Programme) que te da a chance de passar diretamente para uma posição P2 (Professional) em países onde a ONU tem escritórios. Entretanto, isso está condicionado ao seu país de origem estar listado naquele ano como "subrepresentado" dentro da ONU. O Brasil não esteve nessa lista nos últimos dois anos, se não me engano, mas já esteve anteriormente, então pode voltar. A outra categoria de funcionários dentro da ONU é chamada G (General Staff), que são posições um pouco mais mecânicas (envolvem trabalhos mais práticos) e menos prestigiadas do que o P (Professional). Essas posições G são recrutadas localmente, o que significa que você deve ser residente (mesmo que temporário) do país onde são abertas essas vagas. A ONU tem escritórios e agências no Brasil, então é interessante pesquisar essa possibilidade."
3- Existem projeções de carreira nessa área? "A projeção de carreira dentro da ONU é muito variável. Você pode entrar como P2 e ir sendo promovido até P5, para depois virar diretor de algum departamento após muitos anos de experiencia (Posições D). Mas pode acontecer como no meu caso, que entrei como estagiária e agora estou temporariamente sendo contratada. Depois disso, posso me candidatar para uma vaga G ou P por exemplo e tentar a progressão por aí. Existem também vagas de voluntariado (UNV) que, apesar do nome, são vagas remuneradas em missões da ONU em vários países do mundo. De um modo geral, essa carreira não é muito linear e estável, mas esse sempre foi meu sonho de profissão, e me sinto muito realizada neste trabalho!" 4- Opcional: Caso você se sinta confortável, gostaríamos de saber a projeção salarial nas Nações Unidas atualmente.
"O meu salário hoje como "Independent Contractor" é de 4950 dólares mensais. Vou deixar um link para mais salários dentro da ONU, na categoria G em Nova York: https://www.un.org/Depts/OHRM/salaries_allowances/salaries/usa.htm (clicar em "revision 38")"
Comments